Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres
Clarice Lispector
"Não digo que eu tenha muito, mas tenho ainda a procura incessante e uma esperança violenta. Não esta sua voz baixa e doce. E eu não choro, se for preciso um dia eu grito. Lóri. Estou em plena luta e muito mais perto do que se chama de pobre vitória humana do que você, mas é vitória. Eu já poderia ter você com o meu corpo e minha alma. Esperarei nem que sejam anos que você também tenha corpo-alma para amar.Assim, Ulisses disse a Lóri que ele estava pronto para o amor, para amar com ela.
Mas olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoados coisas e seguranças por não termos um ao outro. (...) Temos chamado de fraqueza a nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso consideramos a vitória nossa de cada dia. Mas eu escapei disso, Lóri, escapei com a ferocidade com que se escapa de um peste, Lóri, e esperarei até você também estar mais pronta."
É preciso estarmos preparados para o amor. É preparo interno, auto-conhecimento. Ter coragem de olhar no espelho e dizer: chegou a minha vez!
Sem receitas, segurança nem certezas, sem data marcada ou livro de auto-ajuda... é só sentir-se em plena luta.
Independe do outro, alheia-se ao mundo. Entendo que o amor acontece de dentro para fora.
Estar pronto para o amor é luta diária interior.
E aí, o olhar encontra um outro, pronto (ou não), e reconhecem-se como se fosse a própria imagem refletida no espelho.
Então lutam juntos! Amam juntos.
Estou pronta e
ponto.
Você está?
No mais, sugiro a leitura da obra citada, foi o primeiro que li de Clarice, e também o segundo, porque reli tão logo cheguei á última página. Um pouco de como penso ser o amor está descrito ali. Ás vezes dói, mas é revelador.
Ao som de There is a Light That Never Goes Out - The Smiths
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar aqui?